XVII Congresso Sul-Brasileiro de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

SINDROME OCULOGLANDULAR DE PARINAUD SECUNDARIA A ESPOROTRICOSE EM UM PACIENTE PEDIATRICO

Fundamentação/Introdução

Introdução: A síndrome oculoglandular de Parinaud (SOP) consiste em uma conjuntivite granulomatosa unilateral, acompanhada de linfadenopatia satélite pré-auricular ou submandibular. Relatamos aqui um caso de Síndrome oculoglandular de Parinaud causada pelo fungo Sporothrix spp.

Objetivos

Objetivos; Relatar um caso de síndrome oculoglandular de Parinaud por esporotricose.

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos: Relato de caso.

Resultados

Resultados: Um menino de 8 anos foi referenciado ao PS de Oftalmologia do CHC-UFPR por histórico de lesão nodular em olho direito há 15 dias. A mãe relatou que foram prescritos previamente colírios antibióticos e amoxicilina/clavulanato oral, sem melhora. Ao exame, apresentava-se com lesão nodular em pálpebra inferior temporal lateral com secreção hialina e granuloma em conjuntiva tarsal inferior em olho direito e linfonodomegalias de 2cm em região pré auricular e 1 cm em região cervical. Fundoscopia sem alterações.A mãe relatou que há 1 mês o gato da família havia falecido após apresentar lesões típicas de esporotricose. Foi coletado material de secreção conjuntival para cultura, e iniciado tratamento empírico de Itraconazol 200mg/dia via oral e prednisolona 1,2mg colírio 1 gota de 12/12h. Após 6 dias houve crescimento de Sporothrix spp em cultura e o diagnóstico clínico-laboratiral de SOP secundária a esporotricose foi confirmado. O paciente apresentou melhora dos sinais e sintomas após o início do tratamento antifúngico.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão:A SOP secundária a esporotricose é uma doença que, se tratada tardiamente, leva a aumento de morbidade e sequelas oftalmológicas. Este relato demonstra que uma anamnese detalhada, diagnóstico adequado e tratamento precoce determinam uma evolução favorável da doença.

Área

POSTER

Categoria

E-POSTER

Autores

BRUNA DEPIERI MICHELS, Deborah Veras, Nicholas Setter, Adriano Liebl, Ingrid Vartha