Dados do Trabalho
Título
SINDROME OCULOGLANDULAR DE PARINAUD SECUNDARIA A BARTONELOSE: RELATO DE CASO
Fundamentação/Introdução
Bartonelose ou doença da arranhadura do gato, possui como agente etiológico a bactéria gram negativa, Bartonella henselae. O sintoma inicial se deve a alteração dermatológica com o surgimento de uma pústula de inoculação, febre com progressão para linfoadenopatia regional, principalmente pré-auriculares, submandibular e até cervical. Os sintomas oftalmológicos estão presentes em torno de 10% dos infectados, frequentemente unilateral, pode haver várias apresentações, como perda da visão central indolor e aguda, neurorretinite, retinite focal ou multifocal, vitreite, coroidite, vasculite retiniana, além do quadro de conjuntivite folicular com lesões granulomatosas, descrito neste caso.
Objetivos
Objetiva-se relatar quadro de conjuntivite granulomatosa, causado pela Bartonella henselae
Delineamento e Métodos
Trata-se de um estudo retrospectivo, baseado na análise de prontuário, exame clínico do paciente e revisão bibliográfica.
Resultados
Paciente masculino, 15 anos, trabalha em petshop, atendido no Hospital de Olhos de Cascavel, refere lesão em conjuntiva, com início há 3 semanas em olho direito (OD), acompanhada de linfonodomegalia submandibular ipsilateral, fez uso em OD de pomada conjugada de dexametasona 0,1%, neomicina 0,35% e polimixina B 6000 U.I/ml, 4x ao dia, todavia sem melhora. Negou outras queixas. Acuidade visual com correção 20/20 ambos os olhos (AO). À biomicroscopia, OD com hiperemia conjuntival 2+, extensa lesão granulomatosa elevada, aproximadamente 4mm, em conjuntiva bulbar nasal superior, córnea transparente, câmera anterior opticamente vazia. OE sem alterações. Apresentou à fundoscopia, nervo óptico com escavação fisiológica, mácula e polo posterior preservados AO. Iniciado tratamento com Doxiciclina 100 mg de 12/12h e indicado biópsia da lesão tumoral. O resultado do anatomopatológico demonstrou lesão característica de processo inflamatório crônico, granulomatoso, achados compatíveis com suspeita clínica de bartonelose. Com o tratamento instaurado o paciente apresentou melhora total do quadro.
Conclusões/Considerações Finais
A conjuntivite granulomatosa associada a linfadenopatia regional é chamada de síndrome oculoglandular de Parinaud, sendo a doença da arranhadura do gato sua causa mais frequente. O diagnóstico é clínico, pode ser realizado biópsia conjuntival, como também avaliação sorológica e PCR. Possui bom prognóstico, muitos casos são autolimitados, o uso de antibioticoterapia abrevia o curso da doença e quando indicado é utilizado uso sistêmico de doxiciclina, azitromicina ou rifampicina.
Palavras-chave
Bartonelose, doença da arranhadura do gato, Bartonella henselae, conjuntivite granulomatosa
Área
ATUALIZAÇÃO EM EXAMES DO SEGMENTO ANTERIOR
Categoria
E-POSTER
Autores
BRUNA DE SOUZA BRITO, LAERCIO Rafael SILVA PALTANIN, VITORIA MARCELA BORDIN DA SILVA MAFRA, AMANDA SARMENTO CORREA, RAMON JOAQUIM HALLAL JUNIOR